Percurso Avançado

Neste Percurso, os estudantes vivenciam experiências no formato EAD, voltadas para a expansão do conhecimento.

Confira abaixo os Núcleos ofertados no
Percurso Avançado.

AutoCad: Desenhos Arquitetônicos

Saiba mais sobre o Núcleo

O desenho técnico evoluiu! Mas você sabe quais recursos podem ajudar na criação de diferentes projetos em arquitetura?

Com o AutoCad, você vai compreender os conceitos básicos dos desenhos arquitetônicos e conhecer as representações gráficas dos projetos com o auxílio do software. Entenda os princípios do desenho de projetos e como os computadores podem ser nossos grandes aliados nesse processo. Analise as ferramentas e suas formas de uso, experimente os diversos comandos para a criação de diferentes projetos e aprenda a utilizar o programa de forma prática e criativa.

Bioética e o Valor da Vida

Saiba mais sobre o Núcleo

Experiências científicas com seres vivos, transplantes, órgãos artificiais, alteração genética. Você já parou pra pensar sobre isso? E qual a sua opinião?

A bioética trata justamente desses temas e suas implicações na vida humana. Este núcleo apresenta os princípios e as considerações fundamentais da bioética para a manutenção da dignidade humana. Em contrapartida, propõe uma reflexão sobre possíveis prejuízos que o avanço das pesquisas científicas e das tecnologias podem acarretar à saúde e à vida dos humanos.

Caminhos da Pesquisa Científica

Saiba mais sobre o Núcleo

Toda e qualquer pesquisa tem um ponto de partida. E é isso que você vai aprender aqui!

Fazer ciência é produzir conhecimento científico. Mas são muitas etapas para que um simples conceito ou uma observação do comportamento humano ou da natureza se torne, de fato, conhecimento científico. Assim, este núcleo ajudará você a compreender os meios, os métodos e a organização de uma pesquisa científica. E tudo começa com um projeto de pesquisa de iniciação científica.

Comunicação Estratégica e Digital: como aliar o marketing ao sucesso profissional

Saiba mais sobre o Núcleo

Se alguém pedir para você pensar em uma marca de roupas, qual vem à sua cabeça? Isso é comunicação e marketing!

Estude os principais conceitos da comunicação e do marketing, conheça a relação entre essas duas áreas e compreenda como esses conteúdos são aplicados na vida real. Assim, você vai entender que estratégias de comunicação e marketing podem estar presentes em uma grande empresa multinacional ou até mesmo na nossa própria vida, tanto pessoal quanto profissional.

Comunicação
Não Violenta: conversando
a gente se entende

Saiba mais sobre o Núcleo

Quantas vezes você já tentou falar com alguém, mas o diálogo não evoluiu e você acabou desistindo da conversa?

Aqui, você irá aprender a construir uma fala responsável nas conversas do dia a dia, em especial, naquelas sobre assuntos difíceis e de solução de conflitos. Entenda os principais conceitos da comunicação não violenta, você vai conseguir identificar os fatores que interferem na comunicação e poderá desenvolver uma escuta ativa e empática em todas as conversas, realizando diálogos que criam pontes, mesmo com aqueles que pensam diferente.

Desafios Ambientais do Século XXI

Saiba mais sobre o Núcleo

Reduzir a velocidade da mudança climática no planeta e seus impactos ambientais é possível. Mas saiba que temos muitos desafios pela frente!

Compreenda o conceito de meio ambiente e como a ação humana, direta ou indireta, tem prejudicado diversos biomas pelo mundo. A partir disso, saiba quais recursos podem ser utilizados a favor do desenvolvimento sustentável considerando as políticas públicas voltadas à gestão ambiental e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Escolha Profissional: possíveis carreiras

Saiba mais sobre o Núcleo

Escolher uma profissão não é uma tarefa fácil! Mas, não se preocupe, estamos aqui para te ajudar.

A partir dos conceitos estudados neste núcleo, você vai ter subsídios para exercer seu protagonismo e tomar decisões conscientes voltadas ao planejamento da sua carreira. Isso porque são muitas variáveis envolvidas na escolha profissional. Por isso, apresentamos aspectos relacionados à motivação para a profissão, à relação homem-trabalho e à construção de um plano de carreira para o futuro.

Fotografia Criativa

Saiba mais sobre o Núcleo

Sabia que é possível usar apenas a câmera do seu celular para fazer fotos que chamam a atenção e contam histórias?

Então venha conhecer as características, as estratégias e a linguagem da fotografia digital por meio de exercícios práticos. Aqui, você vai aprender as técnicas fotográficas que podem ser aplicadas em qualquer dispositivo, seja na câmera do celular, seja em uma câmera digital simples, e entender melhor os conceitos de produção, iluminação e edição de fotos, além de explorar os recursos e os equipamentos utilizados no mundo da fotografia.

Informação (Não) Confiável:
Fato ou Fake?

Saiba mais sobre o Núcleo

Você consegue identificar quando uma notícia, em algum portal da internet ou até mesmo encaminhada no WhatsApp, é fato ou fake?

Desenvolva as habilidades para identificar se uma informação é confiável ou não, interpretando estudos científicos, dados estatísticos e gráficos. Assim, você vai poder propor ações para evitar o compartilhamento de informações falsas e discursos de ódio nas redes sociais, e saber como evitar e corrigir a propagação desse tipo de conteúdo a partir de exemplos concretos de desinformação. Esteja pronto(a) para aplicar seus conhecimentos no dia a dia com uma visão crítica das informações e a verificação, de forma ética, da comunicação nas diferentes mídias.

Jovem CEO

Saiba mais sobre o Núcleo

Criatividade, inovação, liderança e investigação científica têm a ver com empreendedorismo e transformação social? É claro que sim!

Como Jovem CEO, você vai entender os principais conceitos da ação empreendedora e compreender os perfis e os papéis no processo a partir da observação da realidade social contemporânea. Com isso, vai desenvolver a capacidade de propor soluções inovadoras para diferentes problemas sociais, com ideias de negócio baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Tudo isso considerando modelos aplicáveis e experiências reais de transformação social a partir de ações empreendedoras e de voluntariado.

Mercado Financeiro:
operações e criptomoedas

Saiba mais sobre o Núcleo

Sempre é tempo de pensar no seu futuro! Aprenda a investir e comece hoje mesmo a construir seu patrimônio financeiro.

Aqui, você vai entender como funciona a Bolsa de Valores e o papel da Comissão de Valores Mobiliários na Bolsa de Valores brasileira e vai conhecer os principais conceitos e tipos de investimento dos mercados financeiros e de capitais, das operações eletrônicas e das criptomoedas. Compreendendo a lógica do mercado financeiro, você vai poder propor ações conjuntas em sua residência, ou em qualquer lugar, para administrar as finanças e os investimentos pessoais. Também vai obter um conhecimento aprofundado sobre as possibilidades de investimento e as diferenças entre renda fixa e renda variável, para que você tenha uma base sólida para tomadas de decisão sobre investimentos e rentabilidade.

Nanotecnologia:
a revolução invisível

Saiba mais sobre o Núcleo

Já imaginou analisar um elemento ou matéria numa escala aproximada de 1 bilionésimo de metro? Eis que temos a nanotecnologia!

Neste núcleo, você vai aprender que a nanotecnologia parte da análise de um elemento ou matéria numa escala aproximada de 1 bilionésimo de metro, ou seja, da constituição dos átomos e moléculas e da sua reorganização para a construção de novas estruturas e materiais. Com isso, poderá propor diferentes abordagens de implementação de nanociências e nanotecnologia em produtos ou processos. Mas, para isso, você também vai compreender que é preciso levar em conta aspectos de segurança relacionados à nanotecnologia e sua aplicação em larga escala.

Nutrição e Hábitos Saudáveis

Saiba mais sobre o Núcleo

Você já parou para analisar a qualidade dos alimentos que você consome diariamente? Pois então, chegou a hora!

Antes mesmo de buscar uma alimentação adequada para alcançar uma vida mais saudável, é preciso saber o que está por trás do que você come todo dia. Por isso, este núcleo trará conceitos nutricionais e informações sobre as fontes de obtenção de nutrientes que farão a diferença no seu cotidiano. Tudo isso por meio de textos, gráficos e dados que darão base para você propor ações de mudanças de hábitos alimentares e apresentar medidas de promoção da saúde.

Redes Sociais:
posicionamento digital e possibilidades profissionais

Saiba mais sobre o Núcleo

Sabia que o uso das redes sociais pode influenciar a sua vida pessoal e o seu futuro profissional?

Aprofunde seus conhecimentos no mundo das redes sociais e entenda melhor o conceito e as características das redes no ambiente digital, compreendendo as oportunidades e os desafios da internet, e também o seu impacto na imagem pessoal e profissional de uma pessoa. O marketing digital também será abordado neste núcleo e, com ele, você vai compreender as estratégias para o uso dessa ferramenta nas redes sociais e as tendências para o futuro do mercado de trabalho na era digital.

Saúde e Movimento

Saiba mais sobre o Núcleo

Uma coisa depende da outra e não podemos negar. Se você quer saber como esses dois conceitos se entrelaçam, está no lugar certo!

Analisar a importância do movimento para a promoção de saúde física e mental das pessoas é o foco principal deste núcleo. Mas entender o que é sedentarismo e suas consequências no contexto atual da população em geral também é imprescindível. A partir desses dois enfoques, você vai compreender o cenário do momento atual e os passos em busca da saúde e do bem-estar coletivos. E mais! Vai conseguir identificar os principais fatores que contribuem para o sedentarismo e entender a sua relação com outras doenças. Com isso, vai perceber a importância da prática de exercícios físicos regulares para uma boa qualidade de vida.